DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 916
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 824332
Município de Sernancelhe PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

História | Actividades Económicas | Gastronomia e Artesanato | Feiras e Romarias | Miradouros | Tempos Livres | Património

 

Mapa Geral dos Municípios Associados - Sernancelhe.

 

 

Brasão do Município de Sernancelhe.

Município de Sernancelhe tem uma Área de cerca de 228,6 Km2, é constituído por 17 Freguesias e segundo os Censos 2001 (Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatística) tem uma População Residente de 6227 pessoas, sendo a Densidade Populacional de 27,2 Hab/Km2. A Variação da População Residente entre 1991/2001 é de 11,3%.

 

 

 

HISTÓRIA


 

     Sernancelhe assenta sobre terrenos montanhosos e tem as Serras da Lapa e da Zebreira como horizontes. Dos vales rasgados por rios e riachos, pelas encostas verdejantes até ao cume imponente das montanhas, a paisagem é belíssima. Misturam-se os soutos de castanheiros, os olivais, a vinha e as searas a que o Rio Távora e seus afluentes deram vida.

 

Paisagem do Município de Sernancelhe.

 

     O Município abrange as freguesias de Arnas, Carregal, Chosendo, Cunha, Escurquela, Faia, Ferreirim, Fonte Areada, Freixinho, Granjal, Quintela da Lapa, Lamosa, Macieira, Penso, Sarzeda, Sernancelhe e Vila da Ponte.

 

Estátua em Sernancelhe. Pormenor de Estátua.

 

     Sernancelhe foi berço de gente ilustre das artes e da cultura portuguesas. O padre João Rodrigues, missionário, diplomata, gramático dicionarista e historiador do Japão nos séculos XVI e XVII, foi um dos filhos desta terra que mais longe o levou. O escritor Aquilino Ribeiro nasceu na freguesia do Carregal, em 1885 e dedicou uma parte da sua vasta obra a essa região. Armando de Lucena, artista e escritor, nasceu também em terras de Sernancelhe, em 1886. João Fraga de Azevedo, um dos maiores especialistas da Medicina Tropical e autor de uma série de obras científicas divuldadas em todo o mundo, Bernardo Xavier Coutinho, publicista no campo das artes, letras e história, José Gama e Castro, Visconde de Sernancelhe, jornalista e escritor e Ribeiro Saraiva são outras das muitas figuras dce renome que aqui nasceram. Sernancelhe foi ainda o palco dos tempos de juventude do Marquês de Pombal.

 

Rua de Sernancelhe.

 

     Sernancelhe tem uma história velha de séculos que o seu património arqueológico e arquitectónico demonstra bem e que as lendas deixam adivinhar. Há muito conhecida como a "Terra dos Mosteiros", Sernancelhe é ainda, por tradição, local de culto privilegiado na região.

 

Pormenor Arquitectónico. 

Topo da Página

 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS


 

     Cerca de dois terços da população de Sernancelhe ocupa-se da agricultura, sector onde a vinha assume uma importância histórica. A castanha que aqui nasce é considerada a melhor do mundo, e uma boa parte da sua produção destina-se à exportação, sendo por isso, uma importante fonte de rendimento regional. 

 

Castanha de Sernancelhe.

 

     Mas também constituem culturas predominantes a maça, a batata, o centeio, a oliveira, o feijão, o milho e a avelã. No sector industrial, conhecem alguma projecção as madeiras e os granitos.

Topo da Página

 

 

GASTRONOMIA E ARTESANATO


 

     Sernancelhe é terra de bons sabores aliados a costumes e tradições que vêm de longe e que as populações apuraram ao longo dos tempos. Aqui, a boa gastronomia está desde sempre associada a festividades e aos ciclos da agricultura. Os enchidos, o presunto, a bola de carne e o pão de centeio são indispensáveis à mesa de quem aprecia os bons sabores tradicionais

 

Pão de Sernancelhe.

 

     E o vinho, nascido nas encostas férteis de sernancelhe é o toque de requinte para qualquer refeição. A doçaria tradicional tem a sua expressão máxima na sopa doce, saboreada em dias de Entrudo, nas filhós para o Natal, nas rabanadas, no arroz doce e no leite creme.

     Diz-se que é em Sernancelhe que nasce a melhor castanha do mundo, graças ao seu calibre e sabor adocicado. Cozidas ou assadas, aqui elas abundam em qualquer momento e a terminar qualquer refeição. As Cavacas completam esta diversificada  e deliciosa ementa.

 

Vendedores e Produtores de Queijo. 

 

     Um pouco por todo o Município, encontram-se alguns artesãos que mantêm vivas as formas mais autênticas de criar os instrumentos e objectos indispensáveis ao trabalho das populações. Em Fonte Areada é possível ver fazer cestas de vime e de verga. Em Faia, a latoaria sobrevive pelas mãos de poucos artistas. E em Chosendo e Arnas, encontram-se linhos e colchas tecidas pelas mãos sábias dos tecelões desta terra. Entalhadores, produtores de queijo e escultores também sobrevivem em Sernancelhe. 

Topo da Página

 

 

FEIRAS E ROMARIAS


 

     A Festa da Castanha, no início de Novembro, é uma das mais importantes manifestações populares de Sernancelhe e inclui uma série de actividades recreativas, culturais e desportivas.

 

População de Sernancelhe.

 

     Bem concorrida é também a Feira dos Santos, que faz parte integrante da Festa da Castanha e tem lugar no primeiro Domingo de Novembro. É uma feira de grande tradição regional, que assume contornos de evento cultural e económico pela sua dimensão e alcance. No dia 15 de Agosto, as populações realizam uma romaria em honra de Nossa Senhora da Lapa, na Lapa e a Nossa Senhora das Necessidades, em Vila da Ponte. Quinze dias após a Páscoa, a festa é dedicada a Nossa Senhora da Saúde, na freguesia de Fonte Areada. Ferreirim honra Nossa Senhora da Consolação, no terceiro domingo de Agosto. E no dia 3 de Maio, também Feriado Municipal, Sernancelhe está em festa pela Senhora de ao Pé da Cruz.

Topo da Página

 

 

MIRADOUROS


 

     A Senhora de ao Pé da Cruz, na freguesia de Sernancelhe, é um lugar fascinante onde a natureza se encheu de brio para seduzir e encantar todos os amantes da beleza.

     Na Capela da Senhora da Aparecida, na freguesia de Granjal, o panorama que se estende sobre as encostas e sobre o rio que rasga as suas terras é belíssimo.

 

Igreja de Sernancelhe. 

 

     O Monte da Borralheira, onde está a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, a quem se realiza grande romaria a 15 de Agosto, é um local privilegiado para desfrutar das belas paisagens beirãs.

     Na freguesia de Escurquelo, recomenda-se um passeio até ao Outeiro de Santiago, um grande rochedo levantado sobre o Vale do Rio Távora. Reza a lenda que era daqui que Santiago saltava de cavalo para socorrer os cristãos em luta contra os mouros. Do cimo deste rochedo vislumbra-se uma enorme extensão do Vale do távora e vivem-se as memórias travadas em épocas distantes.

Topo da Página

 

 

TEMPOS LIVRES


 

     As terras de Sernancelhe têm condições óptimas para a prática de desportos ao ar livre e os amantes de caça e da pesca encontram aqui verdadeiros paraísos.

 

Prática de desportos ao ar livre. 

 

     A piscina municipal e o campo de ténis convidam à prática desportiva. Para os aventureiros, em S. João do Deserto há vias equipadas para a prática de escalada e rappel.

 

Jardim em Sernancelhe onde pode passar os tempos livres.

 

     De resto, todo o cenário é propício para caminhadas. Fora da Vila, ao encontro das aldeias históricas, dos vestígios de tempos bem remotos, dos recantos nas margens dos rios ou através das matas densas.

 

Aldeias Típicas de Sernancelhe. 

 

     Na Vila, ao encontro do património, de velhos templos e grandiosos solares, pelourinhos e cruzeiros.

 

Pelourinho.

Topo da Página

 

 

PATRIMÓNIO


 

     O Município de Sernancelhe é dono de um vasto património arquitectónico, distribuído pelas suas dezassete freguesias. Igrejas, casas senhoriais e pelourinhos surpreendem o visitante a cada instante, com a sua grandiosidade e o seu valor histórico.

 

Pormenor Arquitectónico.

 

     Em cada freguesia, há uma Igreja Matriz de uma época distinta e cada uma conta uma história diferente sobre o passado de Sernancelhe. Mas é do período entre os séculos XVI e XVII que mais testemunhas da arquitectura religiosa existem neste Município.

 

Património Arquitectónico em Sernancelhe.

 

     A Igreja Matriz de Fonte Areada é uma das excepções. É uma Igreja de origem românica que, apesar de reconstruída no século XVI, guardou alguns pormenores da sua arquitectura primitiva. No interior deste templo, podem apreciar-se alguns exemplares de arte religiosa e interessantes aspectos arquitectónicos.

 

Pormenor.

 

     Na Vila de Sernancelhe, também a Igreja Matriz guarda memórias dos tempos medievais. Construída no século XII, mantém ainda o traçado românico e, no interior, abre-se um verdadeiro museu de arte religiosa que justifica uma visão demorada.

 

Casa da Comenda de Malta. 

 

     Destacam-se ainda, no Município, as Igrejas da Lapa, de Penso e de Sarzeda, que foi mandada construir no século XVII pelo Comendador da Ordem de Malta.

     Vale a pena visitar o Convento cisterciense de Tabosa, na freguesia de Carregal, construído no século XVII, em honra de Nossa Senhora da Assunção.

     A Casa da Comenda de Malta, recentemente recuperada para fins turísticos, foi albergue da Ordem Militar de Malta, que prestou aqui serviços de acolhimento aos mais carenciados. Curioso é também o pórtico dos Sanhudos, no Carregal, que se abre para a casa onde nasceu o escritor Aquilino Ribeiro.

 

 Solar.

 

     O Solar dos Carvalhos, um palacete fidalgo erguido em meados do século XVIII, a Casa do Poço, em Fonte Areada, construída no século XIII por Fernão Sanches, filho bastardo de D. Dinis, e o Solar de Adebarros são também marcas grandiosas da nobreza de muitos que por esta terra passram.

     No Município de Sernancelhe existem cinco pontes medievais e que, em tempos, constituiram importantes pontos de passagem do tráfego comercial entre Porto e Lamego. A parte de Vila da Ponte, a ponte do Freixinho, a ponte de Fonte Areada e a ponte da Ponte do Abade erguem-se sobre o Rio Távora e a ponte do Medreiro, sobre o rio com o mesmo nome.

     Um passeio pelas freguesias do Município permite-nos ainda encontrar uma série de vestígios arqueológicos que são a testemunha da antiguidade do povoamento destas terras. Entre estes vestígios, destaca-se uma necrópole de 21 sepulturas cavadas em rocha, perto da Igreja Matriz da Faia.

Topo da Página

atualizado em Segunda, 21 Dezembro 2009 14:33
 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 13 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!