DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 916
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 824359
Município de Moimenta da Beira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

História | Actividades Económicas | Gastronomia e Artesanato | Feiras e Romarias | Miradouros | Tempos Livres | Património

 

Mapa Geral dos Municípios Associados - Moimenta da Beira.

 

 

Brasão do Município de Moimenta da Beira.

Município de Moimenta da Beira tem uma Área de cerca de 220,0 Km2, é constituído por 20 Freguesias e segundo os Censos 2001 (Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatística) tem uma População Residente de 11074 pessoas, sendo a Densidade Populacional de 50,3 Hab/Km2. A Variação da População Residente entre 1991/2001 é de 10,1%.

 

 

 

HISTÓRIA


 

     Moimenta da Beira, situada no Centro Norte de Portugal, parcela integrante do Nordeste do Distrito de Viseu, foi berço do poeta e contista Luís Veiga Leitão, uma das grandes referências culturais do século XX. Foi também terra de acolhimento e inspiração para mestre Aquilino Ribeiro, figura maior da Literatura Portuguesa Contemporânea.

 

Casa Senhorial em Moimenta da Beira.

 

     Rasgado pelo ímpeto de ribeiras e rios e protegido por um planalto luxuriante que a mão do Homem não maculou, o Município de Moimenta da Beira celebra a união perfeita entre o património monumental histórico e natural e convida ao conhecimento deste pequeno retalho de Portugal. Autêntico corredor de povos errantes, Moimenta da Beira mantém os contornos geográficos desde a segunda metade do século XIX.

     Possui uma superfície de 220 quilómetros quadrados, repartida por 20 freguesias: Aldeia de Nacomba, Alvite, Arcozelos, Ariz, Baldos, Cabaços, Caria, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, Nagosa, Paradinha, Paçô, Peravelha, Peva, Rua, Sarzedo, Segões, Sever e Vilar. Os rios Paiva, Távora e Tedo banham as terras de Moimenta.

     Topo da Página

 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS


 

     A actividade predominante no Município continua a ser a agricultura, com uma vincada especialização na Fruticultura (Maçã da Beira Alta) e na Vitivinicultura (VQPRD Terras do Demo). A pequena indústria vai assumindo social e economicamente um papel de relevo na economia local e regional, significativamente expressa na dinâmica do Parque Industrial. A exploração agro-pecuária também é uma actividade com alguma expressão, essencialmente na zona serrana.

     O comércio e serviços gozam de uma franca expansão e empregam uma grande fatia da população. Esta natural evolução não anula o grande respeito, carinho e dedicação com que este povo continua a promover a riqueza do seu património construído, a autenticidade do seu folclore, o seu artesanato, a sua gastronomia e o saber genuíno dos seus costumes e tradições, contribuindo para a promoção de um sector em franco crescimento, o turismo.

Topo da Página

 

 

GASTRONOMIA E ARTESANATO


 

     A gastronomia está estreitamente ligada às tradições das festividades anuais. O cabrito assado no forno é o prato típico por excelência, mas a feijoada, o cozido à portuguesa, a truta recheada e a açorda de bacalhau também são confeccionados como manda a tradição.

 

Gastronomia típica de Moimenta da Beira. 

 

     O fumeiro é de qualidade reconhecida. Na doçaria, a ementa é vastíssima. Bolos amarelos com queijo fresco, arroz-doce, creme queimado, bola doce à antiga, filhós, maça assada e bolinhos de abóbora estão entre as iguarias mais apreciadas. Na gastronomia de Moimenta têm também grande destaque os frutos secos: castanhas, avelãs e nozes

 

Artesanato vivo em Moimenta da Beira.

 

     O artesanato é variado. Na freguesia de Alvite é possível ainda encontrar artífices que se dedicam à produção de cestos, capotes e capuchos de burel, meias de lã, mantas de retalhos e socos serranos. Em Ariz e Peravelha encontram-se os tecidos em linho, em Leomil a latoaria, em Paçô as esculturas de granito e no Vilar, as hábeis mãos trabalham a madeira

Topo da Página

 

 

FEIRAS E ROMARIAS


 

     A romaria de S. Torcato, no santuário de Cabaços, é a mais afamada. Realiza-se todos os anos, quatro domingos após a Páscoa. Congrega milhares de pessoas vindas de todo o país, para venerarem o santo milagreiro, S. Torcato, que cura todas as maleitas relacionadas com a cabeça. Na festa de Nossa Senhora da Conceição, em Castelo, no terceiro Domingo de Agosto, assume destaque a "Priora" que cerimoniosamente vestida de branco percorre as ruas de Castelo, acompanhada pelo seu pai ou padrinho, evocando a inocência. A festa de S. João Baptista, em Moimenta da Beira, no dia 24 de Junho (Feriado Municipal) e S. Tiago, em Leomil, a 25 de Julho, são festas e romarias muito apreciadas.

 

Festas e Romarias de Moimenta da Beira.

 

     A festa de Santo Amaro, que se comemora a 15 de Janeiro, em Alvite, a romaria a Nossa Senhora da Assunção, a 15 de Agosto, Nossa Senhora dos Remédios, festejada em Arcozelo da Torre, no dia 9 de Setembro são festas e romarias onde a cultura popular ainda resiste. E a relembrar o tempo das feiras francas, surge a Feira de S. Francisco, que ocorre na freguesia de Arcozelos, todos os anos, em 4 de Outubro, mantendo como tradição gastronómica os rojões à beirã, aqui designada como "marrã".

Topo da Página

 

 

MIRADOUROS


 

     Dos inúmeros miradouros do Município de Moimenta da Beira, o olhar perde-se nos infindáveis desígnios naturais e construídos que se avistam. Na freguesia de Castelo, vale a pena subir a encosta até à capela de Nossa Senhora da Conceição, de cujo adro se avista o vale do Rio Tedo e, mais longe, as terras de Armamar e Tabuaço. Em Cabaços, a ermida de S. Torcato, onde se realiza uma romaria secular, em Maio, está debruçada sobre as serras, aldeias vizinhas e a barragem do Vilar.

 

Natureza em Moimenta da Beira.

 

     Do miradouro de Nossa Senhora da Guia, em Caria, que é também destino de muitos romeiros e turistas, o panorama vale pela imensidão da paisagem serrana e pela vastidão multicolor do Vale do Távora.

     É imprescindível também subir até Santo Antão, na freguesia de Peva, dar um passeio pela serra de Leomil, ou ir até ao Penedo da Fonte Santa, em Peravelha. Não esquecendo também o magnífico morro da capela de Santa Bárbara, em aldeia de Nacomba.

Topo da Página

 

 

TEMPOS LIVRES


 

     As paisagens de Moimenta da Beira são propícias às actividade em contacto com a natureza. Junto às margens dos rios há locais excelentes para repousar ou praticar desporto. As praias fluviais de Segões, no Rio Paiva, de Leomil e da Barragem do Vilar são lugares que convidam ao lazer. A Barragem do Vilar possui óptimas condições para a prática da natação, remo, vela, canoagem e pesca. No Rio Távora, são abundantes o barbo, a boga, o escalo, achigã, a carpa e a truta

 

Desportos ao ar livre em Moimenta da Beira.

 

     O Parque da Fauna e Flora da freguesia de Castelo dá a conhecer os animais e variedades de plantas que há na região. Este espaço foi criado com vista à protecção e preservação de espécies em vias de extinção. Moimenta da Beira tem um parque de campismo perto da Barragem do Vilar, um complexo de piscinas municipais, vários pavilhões polidesportivos e um auditório municipal.

Topo da Página

 

 

PATRIMÓNIO


 

     Os vestígios arqueológicos mais importantes estão nas freguesias de Peravelha, Ariz, Castelo, Leomil e Vila da Rua. Destaca-se também o Castro de Sanfins, na freguesia de Paçô.

 

Vestígios arqueológicos. 

 

     Entre o património edificado, são muitos os pelourinhos, ermidas, igrejas e solares brasonados. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Castelo, é um dos mais belos e interessantes monumentos do Município. Foi fundado na Idade Média e dessa época guarda ainda os arcos da entrada lateral, sepulturas cavadas na rocha junto da escadaria, a pia baptismal e uma pedra tumular. No interior, guarda uma imagem de Nossa Senhora do Ó, em calcário, do século XV.

 

Mosteiro em Moimenta da Beira.

 

     A Igreja de Nossa Senhora da Purificação, antigo mosteiro beneditino fundado no século XVI, distingue-se pela azulejaria seiscentista, que reveste as paredes do seu interior, pelos altares de talha barroca e rococó e as imagens religiosas. A Igreja de Leomil, construção do século XVI, e a Igreja de Paçô, erguida no século XVII, a capela de Nossa Senhora da Guia, em Caria, merecem também uma visita.

 

Igreja Matriz.

 

     Da arquitectura civil, ressaltam as casas senhoriais e os palacetes. O Terreiro das Freiras, uma das praças principais de Moimenta, exibe um conjunto de habitações setecentistas, entre os quais se destaca o Solar dos Guedes. A Casa da Moimenta, situada na zona mais antiga da Vila, foi fundada no ano de 1579. Também é conhecida como a Casa do Carrasco Rodrigues porque, diz o povo, aqui habitou o carrasco da Vila e há uma inscrição na fachada que menciona esse nome.

 

Solar em Moimenta da Beira.

 

     Merecem ainda destaque o Solar do Sarzedo, o palacete dos Noronhas ou Casa de D. Dinis, a Casa dos Coutinhos, a Casa dos Mergulhões e a Casa dos Viscondes de Balsemão. A casa onde viveu o escritor Aquilino Ribeiro, de típica arquitectura beirã, está situada na freguesia de Peva, no lugar de Soutosa. Uma grande parte da obra de Aquilino Ribeiro tem como cenário as terras beirãs, às quais esteve sempre ligado, e com especial afecto ao Planalto da Nave, na Serra de Leomil.

 

Pelourinho em Moimenta da Beira.

 

Topo da Página

atualizado em Segunda, 21 Dezembro 2009 12:27
 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 74 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!