DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 916
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 824342
Município de Armamar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

História | Actividades Económicas | Gastronomia e Artesanato | Feiras e Romarias | Miradouros | Tempos Livres | Património

 

Mapa Geral dos Municípios Associados - Armamar

 

 

Brasão do Município de Armamar.Município de Aramamar tem uma Área de cerca de 117,1 Km2, é constituído por 19 Freguesias e segundo os Censos 2001 (Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatística) tem uma População Residente de 7492 pessoas, sendo a Densidade Populacional de 64,0 Hab/Km2. A Variação da População Residente entre 1991/2001 é de 13,7%.

 

 

 

HISTÓRIA


 

     Armamar teve Foral em 1514, concedido por D. Manuel, e já na altura se referiam à qualidade dos seus produtos agrícolas e à riqueza das suas terras. Hoje, a maçã de Armamar, de qualidade reconhecida ao nível nacional, tem um peso fundamental na economia da região e é ingrediente obrigatório na doçaria tradicional do município. O povoamento desta Vila nascida na margem sul do Rio Douro remonta, provavelmente, ao século IX, o que faz de Armamar uma terra cheia de História.

     As terras de Armamar integram dezanove freguesias: Aldeias, Arícera, Armamar, Cimbres, Coura, Folgosa, Fontelo, Goujoim, Queimada, Queimadela, Santa Cruz, Santiago, Santo Adrião, São Cosmado, São Martinho das Chãs, São Romão, Tões, Vacalar e Vila Seca.

 

Pormenor. 

 

     O Património construído é vasto e de grande valor. Uma série de templos medievais classificados, quintas e solares que pertenceram a famílias da nobreza, formam itinerários de descoberta da grandiosa arquitectura e da História da Região.

 

Pormenor arquitectónico. 

 

     Os cenários são deslumbrantes e são muitos os locais de onde é possível admirar a grandeza da paisagem, que é diversificada e condensa influências de diversas regiões. A Norte, as encostas do Douro com as texturas únicas dos vinhedos dispostas em cascata. A Sul, a Beira abre-se aos olhos com os seus pomares, as searas, as serras e as florestas.

Topo da Página

 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS


 

     As populações de Armamar vivem principalmente da Agricultura. Há muito que estas terras são procuradas pela sua fertilidade, para a qual o clima, a natureza dos solos e o relevo contribuíram significativamente.

     A vinha ocupa uma boa parte do território de Armamar, principalmente em toda a zona do Município que se estende lado a lado com o Rio Douro.

 

Pomares de Maça de Armamar. 

 

     Mas é a maça que impera nas terras de Armamar. A sua qualidade é reconhecida a nível Nacional e o seu peso na economia da região é relevante. Por todo o Município há vastas extensões de pomares de maças, mas a paisagem também é marcada pelos campos de cereais e por grandes áreas de floresta.

Topo da Página

 

 

GASTRONOMIA E ARTESANATO


 

     O cabritinho de Armamar é bem conhecido em tod o país e não pode faltar à mesa de quem vem conhecer os sabores tradicionais desta terra. Como alternativa, um bacalhau à "Zé da Chiba" também faz as delícias dos paladares mais exigentes. A doçaria é variada, mas destacam-se os folares, o bolo podre e o bolo de maça, confeccionado com a fruta mais apreciada de Armamar. Para petiscar, são imprescindíveis os queijinhos de Vila Nova.

 

Tecelagem da lã em Armamar. 

 

     Do Artesanato típico, preservam-se ainda as cestas de verga, que podem encontrar-se em Goujoim e Fontelo, os utensílios em latoaria, a tecelagem de lã, o calçado de madeira e a tanoaria.

Topo da Página

 

 

FEIRAS E ROMARIAS


 

     Armamar tem duas feiras anuais muito concorridas e de grande tradição. A Feira de Consoada, que tem lugar a 23 de Junho e a 24 de Dezembro e a Feira de S. Gregório, que se realiza no dia 12 de Março, em Santa Cruz.

 

Gentes de Armamar. 

 

     Durante todo o ano, Armamar homenageia os seus Santos em Romarias que renovam crenças e tradições enraizadas na memória das gentes. Uma das mais importantes é a Festa de S. Domingos, celebrada nos dias 5 e 6 de Agosto. Destacam-se ainda a Romaria de Nossa Senhora do Loureiro, em Aldeias, as Festas em honra de S. Pedro, em Queimada, a 29 de Setembro, as Festas de S. Gregório, a 12 de Março, em Santa Cruz, a Romaria a Nossa Senhora da Piedade, no último domingo de Maio, em S. Martinho das Chãs, as Festas de S. Cristóvão, a 25 de Julho e a Festa da Alegria, a 6 de Setembro, em Fontelo.

Topo da Página

 

 

MIRADOUROS


 

     O Miradouro de S. Domingos de Fontelo, está entre os mais deslumbrantes de toda a região do Douro. Situado no extremo ocidental do Município, quase a tocar as terras de Lamego, o Monte de S. Domingos é um lugar ainda selvagem e tranquilo, coroado pela bonita Capela em honra do mesmo Santo. Dali avista-se o Rio Douro, dividindo as cidades da Régua e Lamego, e ao fundo a Serra do Marão. Em redor da Capela, há muitos recantos onde é possível fazer uma pausa no passeio para merendar, avistando os horizontes magníficos do Douro e desfrutando da qualidade do local.

 

Paisagem de Armamar. 

 

     O Miradouro de Misarela é outro dos mais procurados pelos visitantes, pelas paisagens deslumbrantes que de lá se avistam. Este Miradouro está associado a uma lenda que naquele local, há muito tempo atrás, um pastor libertou uma menina de um encantamento. A menina chamava-se Miserele e foi em sua honra que o Miradouro foi denominado Misarela.

     A elevação ao Monte Rosa, perto da Capela de S. Lourenço, em Queimadela, de onde se avista o Rio Varosa rasgando as terras do Douro Sul e se distingue Tarouca, é também uma belíssima varanda sobre a região.

 

Miradouro. 

 

     Vale a pena ainda subir até ao cume do Monte Castro, em Goujoim, a mais de 800 metros de altitude e dar um passeio pela Serra da Senhora da Piedade, em S. Cosmado, para desfrutar da diversidade das paisagens que envolvem Armamar.

Topo da Página

 

 

TEMPOS LIVRES


 

     Numa terra como Armamar, são muitos os caminhos por onde partir à aventura, descobrindo recantos de beleza invulgar, conhecendo o seu património valioso, desfrutando do ar puro e da tranquilidade ou passando algum tempo na companhia das populações.

     Para quem quiser passar mais tempo em contacto com a natureza no alto do Monte de S. Domingos, um dos mais belos lugares de Armamar, é possível fazer campismo.

 

Natureza de Armamar. 

 

     Para estes amantes do mundo natural, vale a pena ainda um passeio até à cascata de Temilaboa, ao Monte da Senhora da Costa ou ao Monte da Nossa Senhora da Graça, em Cimbres.

     Em Goujoim, nascem as águas medicinais do Tedo, de propriedades reconhecidas no tratamento de gastrites, litiase biliar, dispepeias, diabetes, reumatismo, sifilis, hepatite e muitas outras doenças. Essa é outra execelente alternativa para quem vem a Armamar redobrar energias e aproveitar o que de melhor a natureza tem para oferecer.

Topo da Página

 

 

PATRIMÓNIO


 

     Armamar é um Município riquíssimo em património edificado, principalmente no que diz respeito à arquitectura religiosa. A igreja matriz de Armamar, de origem românica, é o único monumento deste Município classificado MONUMENTO NACIONAL. Está situada em pleno centro da Vila e foi erguida em homenagem a S. Miguel, no século XIII por ordem de Egas Moniz. No interior, vale a pena apreciar as imagens barrocas de Santos Populares e de Nossa Senhora do Rosário, bem como as pias baptismais que guardam ainda os vestígios de pinturas de origem.

 

Igreja Matriz de Armamar. 

 

     A Capela de S. Domingos de Fontelo, também de origem medieval está implantada no cume de um dos mais belos miradouros de toda a região, de onde se vislumbram a Régua e Lamego, separadas pelo Rio Douro. Crê-se que esta capela terá sido reconstruída no século XV por vontade de D. Afonso V. E reza a lenda que neste local houve em tempos uma pedra milagrosa, que ajudava as mulheres que não conseguissem gerar filhos, se ali passassem uma noite inteira.

 

Património. 

 

     Da arquitectura religiosa, são ainda de salientar as ruínas da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, também de origem românica, a Igreja Matriz de Goujoim, a Igreja Paroquial de Queimadela, de construção setencentista, a Igreja Paroquial de São Tiago, do século XII, que possui um tecto apainelado e interessantes altares de talha renacentista, a Capela da Senhora dos Milagres, em estilo barroco, situada em S. Cosmado, a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, em Poças, a Igreja Paroquial de Tões, que vale pela belíssima talha dourada dos altares, a Igreja de Vila Seca, de 1695, entre muitas outras Igrejas e Capelas espalhadas por todo o Município.

 

Pormenor de edificação religiosa em Armamar. 

 

     Para além, da arquitectura religiosa, encontram-se em Armamar muitas casas brasonadas e quintas que fazem parte da grandiosa epopeia do Douro Vinhateiro. Entre elas destacam-se a Casa Grande, em Goujoim, que foi morada dos Condes de Vila Flor e que apresenta pormenores arquitectónicos de influência nasoniana, o Solar dos Cardoso de Menezes, erigido em finais do século XIII, bem no centro de Armamar e a Quinta dos Frades, de fundação cisterciense, que está entre as mais antigas quintas da região do Douro.

 

Casa Brasonada de Armamar. 

 

     Mas num passeio por estas terras, encontram-se muitos outros vestígios que contam histórias do passado de Aramamar e da origem das suas gentes.

Topo da Página

 

atualizado em Segunda, 21 Dezembro 2009 12:02
 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 34 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!